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Caminho da Iluminação – 8 Aspectos Importantes

ILUMINAÇÃO Caminho da Iluminação - 8 Aspectos Importantes

Caminho da Iluminação

Os vários Budas foram todos pessoas iluminadas.

A sua iluminação possui oito aspectos importantes …


1. Ter poucos desejos

Ter poucos desejos significa não buscar extensivamente os objetos de desejo.

O Buda disse: “Praticantes!

Vocês deveriam saber que aqueles que querem muitas coisas buscam tanto a fama quanto o ganho, e assim as suas aflições são muitas.

Aqueles com poucos desejos, entretanto, nada procuram e não tem anseios, e assim não sofrem.

Portanto vocês deveriam rapidamente se libertar da cobiça, tanto por este motivo como pelo motivo de que esta liberdade dará origem a várias virtudes.

Além disso, as pessoas com poucos desejos estão livres da lisonja e da extraviação, e também não são escravizadas pelos seus próprios sentidos.

Satisfeitos com pouco, eles não possuem preocupações ou medos, estando assim sempre calmos.

Aqueles que tem poucos desejos tem o Nirvana.”


2. Satisfação

Satisfação significa estar contente com o que quer que se tenha.

O Buda disse: “Praticantes!

Se vocês desejam se libertar do sofrimento vocês deveriam observar a satisfação.

Estar satisfeito é ter um estado mental pacífico e feliz.

Uma pessoa satisfeita é feliz mesmo que tenha que dormir no chão, enquanto que uma pessoa insatisfeita é infeliz mesmo vivendo em um palácio.

A primeira é rica mesmo que seja pobre, a segunda é pobre ainda que seja rica.

A pessoa satisfeita sente compaixão pela insatisfeita, pois esta é continuamente levada pelos cinco desejos.”


3. Apreciar a quietude

Isso significa viver uma vida solitária, separada de todas as perturbações mundanas.

O Buda disse: “Praticantes!

Se vocês desejam desfrutar o silêncio e a felicidade do Nirvana, vocês deveriam deixar o clamor para trás e viver sem barulho em um local solitário.

As pessoas que vivem em lugares quietos são respeitadas pelos deuses.

Por isso vocês deveriam abandonar o seu apego ao ‘eu’ e aos ‘outros’ e viverem sozinhos, dessa maneira eliminando a raiz do sofrimento.

Aqueles que gostam de multidões são perturbados por elas e sofrerão os seus aborrecimentos, da mesma forma em que uma árvore seca e quebra quando muito pássaros pousam sobre ela.

Laços e apegos mundanos lhes afundam em um mar de dores, como um velho elefante atolado no lamaçal.”


4. Diligência

Cultivar virtudes sem interrupção é chamado diligência, pura e genuína, avançando sem olhar para trás.

O Buda disse: “Praticantes!

Se vocês forem diligentes em seus esforços, nada será difícil.

É como mesmo um pequeno fio d’água ser capaz de perfurar uma rocha se continuamente cai sobre ela. Entretanto,

se vocês forem negligentes em sua prática e se suas mentes constantemente desanimarem, isso será como friccionar pauzinhos para produzir fogo mas parar antes que eles fiquem quentes

pode algum bom resultado ser esperado disso?”


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5. Plena Atenção

Conservar os ensinamentos sem esquecimento é chamado de plena atenção, e também de “lembrança perseverante”.

O Buda disse: “Praticantes!

Se vocês procuram um bom mestre e protetor, nada se compara à plena atenção.

Aqueles que mantêm a plena atenção não são invadidos pelas aflições e permanecem livres de várias ilusões.

Portanto, vocês deveriam se manter plenamente atentos, pois aqueles que perdem a plena atenção perdem as virtudes e seus méritos.

Se vocês mantiverem a plena atenção, permanecerão ilesos mesmo quando cercados pelos desejos.”


6. Meditação

Meditação significa permanecer no Darma sem distração, com uma mente imperturbável.

O Buda disse: “Praticantes!

Se vocês concentrarem a mente ela entrará em um estado de estabilidade, e assim vocês poderão compreender as características dos fenômenos surgindo e desaparecendo no mundo.

Fazendo isso suas mentes permanecerão imperturbáveis.

Assim como aqueles que querem evitar inundações constroem uma barragem, assim também o praticante cultiva a meditação para evitar que a água da sabedoria se perca.”


7. Sabedoria

Desenvolvendo a aprendizagem, aplicação e compreensão, a realização é a sabedoria.

O Buda disse: “Praticantes!

Se vocês tiverem sabedoria, vocês não se apegarão aos desejos.

Vocês devem examinar a si mesmos continuamente, sem permitir nenhum descuido, pois este é o caminho da iluminação.

Aqueles que não praticarem isto não são monges nem leigos

– não há como se referir a eles.

A verdadeira sabedoria é como barco seguro para atravessar o oceano da doença, velhice e morte; como uma tocha luminosa na escuridão da ignorância;

como um bom remédio para todas as doenças; e como um machado afiado para cortar a árvore das ilusões.

A sabedoria resultante do ouvir, refletir e praticar o Darma pode assim ser usada para aumentar o seu mérito no Caminho. Se alguém chegar a possuir a luz da sabedoria, poderá ver a Verdade com os seus próprios olhos.”


8. Abster-se das conversas vãs

Abster-se das conversas vãs significa desapegar-se da discriminação arbitrária; quando nós compreendemos a realidade plenamente, nós não mais nos envolvemos em conversas fúteis.

O Buda disse: “Praticantes!

Se vocês se entregarem a diversos tipos de conversas fúteis, sua mente será perturbada.

Daí, mesmo se vocês se tornarem monges, não alcançarão a iluminação.

Por isso, vocês devem imediatamente abandonar esse tipo de conversas.

Apenas aqueles que fazem isso podem experimentar a tranqüilidade e bem-aventurança do Nirvana.”


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