fbpx

Como meditar – Dicas para iniciantes em meditação + Técnica

APRENDA-A-MEDITAR Como meditar - Dicas para iniciantes em meditação + Técnica

O QUE É MEDITAÇÃO?

 A meditação é obtida através de nossa própria experiência, portanto, defini-la em palavras é insuficiente, mas Como meditar?. Existem muitas técnicas, vamos entender meditação como o ato de se concentrar. Não qualquer concentração, mas uma que faz conexão com seu interior, criando união (yoga).


A questão “União com o quê?”, é completamente livre de doutrinas ou filosofias. Religiosos, agnósticos, cientistas e leigos obtêm benefícios com a prática, unindo-se com algo maior ou consigo mesmo. Meditar é treinar sua consciência – ou seu poder de observação – para a mente não ser dominada pelos pensamentos e emoções.

Reflita

“Como você olha para as coisas depende de você, não das coisas. A menos que você chegue ao ponto onde deixe de interpretar a mente e passe a olhar diretamente, um olhar imediato, a mente é o seu mediador. Ela lhe traz as coisas distorcidas, ela lhe traz as coisas misturadas com interpretações. Elas não são puras.”

Assim a única maneira de alcançar a verdade é aprender como ser imediato na sua visão, como dispensar a ajuda da mente… Esse agenciamento da mente é o problema, porque mente só pode criar sonhos. Mas a mente pode criar lindos sonhos e você pode ficar bem entusiasmado. Através desse entusiasmo o sonho começa a parecer como realidade. Se você estiver excitado demais então você fica intoxicado, assim você não está em seu senso. Então o que quer que você veja é apenas sua projeção. E existem tantos mundos quanto existem mentes, porque toda mente vive em seu próprio mundo.

Como Meditar?

Postura Corporal

Sente-se confortavelmente em uma posição que seja possível não se mexer por um período, que pode ser de apenas alguns minutos. Tente manter o tronco ereto, respeitando suas limitações físicas, em uma posição que favoreça a respiração, abrindo os pulmões e recolhendo um pouco o queixo, mas sem tensão. Chamamos a postura meditativa de “atenção relaxada”, uma posição que se acostuma aos poucos, à medida que se pratica. Procure respirar pelo nariz normalmente, como você costuma fazer no decorrer do dia. Feche os olhos, procure relaxar o rosto, a cabeça, os músculos do corpo.

Postura Mental

Mantenha foco na sua respiração. Sinta a maneira como o ar entra pelas narinas quando inspiramos e a maneira como o ar sai quando expiramos. Quando pensamentos ou emoções quiserem disputar sua atenção, apenas volte a atenção novamente para o ato de respirar. Continue trazendo gentilmente a atenção à respiração quantas vezes for necessário durante o tempo que se determinou a meditar. Todos os benefícios atrelados à meditação virão a partir dessa prática elementar.


Técnicas para Iniciantes

anuncios Como meditar - Dicas para iniciantes em meditação + Técnica

Tranquilidade é a base da meditação. Invista o tempo necessário para encontrar uma posição adequada (não muito relaxada, não muito tensa) em que você possa ficar imóvel por um tempo, porém, confortável.

Vá acalmando a respiração enquanto passeia sua atenção por todo o corpo, relaxando as áreas que estiverem tensas e retesadas.

À medida em que relaxa, a respiração vai naturalmente migrando do esforço da inspiração torácica para a barriga (respiração diafragmática). Esta é a respiração que os bebês fazem quando estão tranquilos.

Inicie a percepção da respiração nas narinas. Aqui começa o processo meditativo. Relaxe. A estabilidade virá.

Os pensamentos interrompem sua meditação? Assim como a respiração, deixe que venham. Deixe que vão. Não dê importância a eles. Ao perceber que se distraiu com os pensamentos, conduza sua atenção suavemente ao foco de atenção: sua calma, relaxante e pacificadora respiração.

Observe a respiração pelo tempo que quiser. Finalize a meditação colocando a atenção nos elementos externos a você, como sons, a temperatura ambiente, alguma brisa, o contato de sua pele com o tecido da vestimenta. Então, alongue-se calmamente e volte às suas atividades normais. 


3-olho Como meditar - Dicas para iniciantes em meditação + Técnica

Dicas

Nós somos seres de hábitos. E se hábitos ruins podem acelerar nossa mente, hábitos bons podem ajudar na meditação. Então procure meditar todos os dias para criar esse novo padrão em sua mente. Se possível, sempre no mesmo lugar e no mesmo horário. Vá investigando quando e onde a meditação é mais confortável e proveitosa. 


Meditar na cama ou deitado pode ser muito desafiador, pois estamos iniciando uma relação mais íntima com o nosso inconsciente e o relaxamento pode levar ao sono. Procure sentar em uma cadeira, banco ou almofada.


Quando terminar a meditação, respeite os momentos que passou. Mantenha o observador presente. Aos poucos a impulsividade vai deixando de existir e a consciência passa a ser dominante.

kisspng-vesak-buddhism-cartoon-buddhas-birthday-vector-child-seat-lotus-figures-5a92c8a0cbab11.5039263715195690568342-135x150 Como meditar - Dicas para iniciantes em meditação + Técnica


kit.jpg-300x200 Como meditar - Dicas para iniciantes em meditação + Técnica

😉 Clique aqui e Saiba mais!