fbpx

Tai Chi Chuan – Meditação em Movimento… Controle o seu “Chi”

tai-chi Tai Chi Chuan - Meditação em Movimento... Controle o seu "Chi"

Tai Chi Chuan (Taiji Quan)

 
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com movimentos realizados lentamente e em silêncio, proporcionando a movimentação da energia do corpo e estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade.
 
A relação de yin e yang, os cinco elementos, o ba-gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (Yi Jing) e o Dao De Jing de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

324px-Pakua_with_name.svg_-300x300 Tai Chi Chuan - Meditação em Movimento... Controle o seu "Chi"

 
Os textos clássicos do Taiji Quan escritos pelos mestres orientam a:
 
  • Vencer o movimento através da quietude
  • Vencer a dureza através da suavidade
  • Vencer o rápido através do lento

 

Os seus principais benefícios

Esta prática estimula tanto a parte física quanto mental.  são:
 
☑️Aumentar a vitalidade, com mais disposição e energia para o dia-a-dia;
☑️Fortalecer os músculos;
☑️Melhorar o equilíbrio;
☑️Aumentar a concentração;
☑️Diminuir a tensão muscular;
☑️Melhorar a flexibilidade das articulações;
☑️Aliviar o estresse e combater a depressão;
☑️Equilibrar as emoções;
☑️Estimular o convívio social;
☑️Estimular o sistema nervoso e imunológico.

 
O Tai Chi pode ser praticado por qualquer pessoa, sendo recomendado utilizar calçados macios e roupas confortáveis, que não atrapalhem a realização dos movimentos. Também pode ser praticado em qualquer local, mas de preferência ao ar livre.
 
Esta prática é também conhecida como meditação em movimento, e é muito realizada tanto como um esporte de defesa pessoal, mas também para fins terapêuticos, pois seus exercícios trazem benefícios como corrigir a postura, o equilíbrio e a força, além de harmonizar as emoções e combater doenças mentais como ansiedade e depressão.
 
O Tai Chi Chuan é uma das artes marciais mais simples e fáceis de fazer, podendo ser praticada por qualquer pessoa e iniciada em qualquer idade, sendo inclusive muito indicada para idosos.
 

Benefícios do Tai Chi Chuan para idosos

O Tai Chi Chuan é um exercício ideal para idosos, pois é uma arte marcial de baixo impacto e que não tem restrições, trazendo diversos benefícios como evitar a perda de força muscular, aumentar a força dos ossos e melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, diminuindo o risco de quedas e de fraturas. Saiba o que o idoso deve fazer para evitar a perda de massa muscular.
 
Esta arte marcial também é uma atividade física que diminui as dores provocadas pelas artrites, artroses e contraturas musculares. A saúde do coração também pode ser melhorada com esta prática, que, além disso, traz benefícios para a saúde psicológica, melhorando o bem-estar, a serenidade e a tranquilidade.
 
Confira também outros exercícios físicos que são ótimos para a saúde do idoso.
 

Como começar a praticar

2 Tai Chi Chuan - Meditação em Movimento... Controle o seu "Chi"

O Tai Chi Chuan é praticado com a combinação de movimentos, que têm o objetivo de promover a circulação da energia vital do corpo, chamada de Chi Kung. Estes movimentos devem ser realizados de maneira fluida e em um estado de plena atenção mental.
 
Assim, a prática envolve a combinação entre respiração, movimentos de artes marciais, como socos e chutes, e a concentração da mente.
É possível praticar esta arte marcial sozinho ou, preferencialmente, orientado por um profissional em aulas de grupo.
 
A habilidade dos movimentos é alcançada aos poucos, por isso é necessário praticar com regularidade. Geralmente, o Tai Chi Chuan é praticado com um ritmo lento, para que se consiga fazer os movimentos com precisão, e à medida que se torna mais experiente, é possível praticar com mais velocidade.

Controlando o “Chi”

Tai Chi Chuan faz com que o praticante acumule energia no seu corpo durante o seu percurso de vida segundo, e vai ficando cada vez mais forte e resistente com o passar dos anos em que vai acumulando cada vez mais energia. 
É preciso uma alma muito equilibrada pra não ceder às fraquezas emocionais passadas por essas energias.
O reiki, a técnica japonesa de cura através do “passe” utilizando as mãos para transferir energia de um corpo para outro, pois é entendido que um corpo doente primeiro expressa o desequilíbrio no campo magnético do corpo.

A s vezes a Energia pode ser Negativa, Reiki ajuda dissipar, ou Transformar o Negativo em Positivo.


Ferramentas

Assim como o Ba-guá com os 8 trigramas é uma ferrementa de auxílio para o Tai chi chuam, Feng Chui ou mesmo artes marciais.

Existem as Ferramentas de Manifestação das Leis Universais. Onde você poderá direcionar as energias acumuladas. 

Transformando o Negativo em Positivo é uma excelente forma para iniciar sua Atração, manifestação e realizar seus Desejos!

Você está pronto! Agora Se quiser mudar de Vida 10x mais rápido Conheça a Ferramenta de Manifestação

Ferramentas são os mais poderosos, pois conseguem utilizar todas as leis universais ao mesmo tempo.

É a conexão com o divino, te possibilita canalizar todas as energias e também reprogramar a sua mente subconsciente, quebrando paradigmas.

Ferramentas são o conhecimento em ação, te proporciona sabedoria das leis e podem ser usadas a qualquer momento.

As mais conhecidas ferramentas vem a ser as mandalas, mapas astrais e outras.

Irei lhe apresentar a mandala que se refere a este blog: 

O CICLO DAS RESPOSTAS

Ciclo-das-Respostas-Final-luz-ok-300x297 Tai Chi Chuan - Meditação em Movimento... Controle o seu "Chi"

O Ciclo das Respostas foi criado e desenvolvido para que você possa canalizar toda sua força interior e direciona-la.

Seu uso é de forma prática e simples, nas próximas páginas descobrirá como entender e quão eficiente é sua funcionalidade.

Os estudos para a criação do Ciclo das Respostas, foi com base em ferramentas coaching de autogestão, mandalas, ciclos, simbologia, leis universais, lei da atração, manipulações de energias, canalizações e claro a força interior.

O Ciclo possui algumas regras de uso e concentração, mas seu uso é tão simples que poderá ser usado a todo momento e circunstancias.

É extremamente importante conhecer todas as palavras chaves e seus significados, as respostas vem das virtudes de cada palavra e sua simbologia, portanto o conhecimento será de extrema eficácias nas respostas.

O Ciclo é um jogo de perguntas e respostas, um jogo interior onde acessamos o subconsciente de forma consciente.

Você ira se tornar seu Próprio mestre e mudará drasticamente a sua vida para melhor

CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS