fbpx

Lao Zi – Fundador do Taoismo

LAOZI Lao Zi - Fundador do Taoismo

Lao ZI

Lao Zi (c. 571-470 a.C.) é considerado um santo na China e conhecido como um grande filósofo e fundador da Escola Tao, o caminho do Tao (também chamado Dao).


Seu nome real é Li Er. Dizem que ele possuía cabelo e sobrancelhas brancas quando nasceu. Por isso, ele é chamado de Lao zi, que significa “homem velho e sábio” em chinês. Desde sua infância, Lao zi era muito inteligente e diligente em aprende as coisas.

Lao Zi serviu como curador no museu de história durante o Período da Primavera e Outono (770-481 a.C.) da Dinastia Zhou. Ele estava familiarizado com o passado histórico dos costumes e rituais e tinha um vasto conhecimento sobre a natureza.

Quando a Guerra Civil pelo trono real estourou em 520 a.C., Lao zi foi dispensado de sua função devido a sua participação na guerra. Nesse momento, ele decidiu ocultar sua identidade e tornou-se anônimo. Ele também começou a vagar por diferentes lugares.

Lao zi pensava que o Tao era a raiz de todas as coisas. Ele dizia às pessoas que a lei do céu e da Terra não mudaria por causa dos desejos e pensamentos das pessoas. A vida e a morte de todas as coisas, e a vida diária das pessoas deviam seguir o fluxo natural.

Dizem que um oficial militar que vigiava uma passagem na fronteira avistou uma aura roxa surgir no leste, o que sugeria a chegada de um santo. 

Olhando para o leste, as pessoas viram Lao zi aparecer num búfalo d’água.

Percebendo que Lao zi estava prestes a partir, o oficial pediu que ele escrevesse sua sabedoria. Lao zi deixou cinco mil palavras.

Este é o conhecido clássico “Tao Te Qing” (também chamado de “Dao De Jing”), que significa “o caminho e seu poder”.

Ele assinalou que os reveses são a premissa de uma boa fortuna, e que a boa fortuna contem elementos de infortúnio. Em outras palavras, a coisas boas e más são intercambiáveis.

Em certas condições, a boa fortuna pode se transformar em revés, e vice versa. A base de suas ideias políticas era governar com inação, ou seja, ao governar um Estado, tudo deveria estar em acordo com a natureza, e as conquistas poderiam ser atingidas através da inação.

Lao zi mencionou que o desenvolvimento da civilização levaria a busca humana por fama e benefícios pessoais, e que isso levaria o povo a perder sua natureza inocente.

O desaparecimento da bondade, da justiça, da piedade filial e da lealdade indicavam a deterioração da moralidade social.

Se todos pudessem ser bons uns com os outros e os oficiais do governo fossem íntegros e honrados, Lao zi acreditava que a moralidade seria parte da vida diária, e não haveria necessidade de promovê-la.

A fim de permitir que as pessoas retornassem a sua natureza verdadeira, Lao zi disseminou o Tao num período caótico. Em apenas cinco mil palavras, Lao zi disse às pessoas o significado de seu Tao, a relação entre o Tao e a formação do universo, e a origem de todas as coisas.

Ele também mencionou várias questões sobre como se comportar com um ser humano e como finalmente retornar ao seu ser original e verdadeiro.

Seus trabalhos sobre outras questões foram precisamente para pavimentar o caminho para seu propósito final.

rodape Lao Zi - Fundador do Taoismo


Pensamentos de Lao Zi

“Quando a bondade é perdida, é substituída pela moralidade.”

“Sem trevas não pode haver luz.”

“A utilidade duma panela vem do seu vazio.”

“A melhor gente é como a água, a qual beneficia todas as coisas e não compete com elas. Mantém-se em lugares humildes que outros rejeitam. É por isso que é tão similar ao Caminho.”

“Quando a gente acham algumas cousas bonitas, outras cousas tornam-se feias. Quando as pessoas vêm algumas cousas como boas, outras tornam-se más.”

“Tenta mudá-lo e estragá-lo-ás. Tenta mantê-lo e irás perdê-lo.”

“Aqueles que sabem, ficam calados. Aqueles que falam, não sabem.”

“Quando tu reparas que nada falta, todo o mundo te pertence.”

“A natureza não se apressa, dado que tudo é realizado.”

“Um bom viajante não tem planos fixos e não está determinado a chegar.”

“A música na alma pode ser ouvida pelo universo.”

“Uma viagem de mil milhas começa nos seus pés.”

“Quanta mais leis e regulações tenham importância, mais ladrões e bandidos haverá.”

Ping_Sien_Si_-_016_Lao_zi_%252816135526115%2529 Lao Zi - Fundador do Taoismo


 O Taoismo

Taoismo, também chamado Daoismo e Tauismo, é uma tradição filosófica e religiosa originária do Leste Asiático que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como “Dao”).

O termo chinês “Tao” significa “caminho”, “via” ou “princípio”, e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas.

No taoismo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.

É, basicamente, indefinível: “O Tao do qual se pode discorrer não é o eterno Tao.” A principal obra do taoismo é o Tao Te Ching, um livro conciso e ambíguo que contém os ensinamentos atribuídos a Lao  Zi .

Juntamente com os escritos de Zhuangzi, estes textos formam os alicerces filosóficos dessa religião. Este taoismo filosófico, individualista por natureza, não foi institucionalizado.

Ao longo do tempo, no entanto, foram sendo criadas formas institucionalizadas do taoismo na forma de diferentes escolas que, frequentemente, misturaram crenças e práticas que antecediam até mesmo os textos-chave do taoismo – como, por exemplo, as teorias da Escola dos Naturalistas, que sintetizaram conceitos como o do yin-yang e o dos cinco elementos.

As escolas taoistas tradicionalmente reverenciam Lao Zi e os “imortais” ou “ancestrais” e possuem diversos rituais de adivinhação e exorcismo, além de práticas que visam a atingir o êxtase e obter maior longevidade ou mesmo a imortalidade.

As tradições e éticas taoistas variam de acordo com a escola, porém, no geral, enfatizam a serenidade, a não ação (wu-wei), o vazio, a moderação dos desejos, a simplicidade, a espontaneidade, a contemplação da natureza e os Três Tesouros: compaixão, moderação e humildade.

O taoismo teve uma influência profunda na cultura chinesa no decorrer dos séculos. Os clérigos do taoismo institucionalizado, geralmente, tomam cuidado para deixar clara a distinção entre suas tradições rituais e os costumes e práticas encontrados na religião popular chinesa, uma vez que estas distinções podem ser facilmente pouco perceptíveis.

A alquimia chinesa(especialmente neidan), a astrologia chinesa, o zen-budismo, diversas artes marciais, a medicina tradicional chinesa, o feng shui e diversos estilos de qiqong têm suas histórias entrelaçadas com a do taoismo. Além da China em si, o taoismo teve grande influência nas sociedades do leste da Ásia.

Após Lao Zi e Zhuangzi, a literatura do taoismo cresceu com regularidade e passou a ser compilada na forma de um cânone, o Daozang, que, por vezes, era publicado a mando do Imperador da China. Ao longo da história chinesa, o taoismo foi, por diversas vezes, decretado a religião do Estado. Após o século XVII, no entanto, ele perdeu muito de sua popularidade.

Tal como todas as outras atividades religiosas, o taoismo foi reprimido nas primeiras décadas da República Popular da China e até mesmo perseguido durante a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung; continuou, no entanto, a ser praticado livremente em Taiwan.

Hoje em dia, é uma das cinco religiões reconhecidas pela República Popular da China e, embora não costume ser compreendida com facilidade longe de suas raízes asiáticas, tem seguidores em diversas sociedades ao redor do mundo.

O-TAOISMO-1030x515 Lao Zi - Fundador do Taoismo

rodape Lao Zi - Fundador do Taoismo

Fonte de Pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Taoismo


A quanto tempo você tenta mudar a sua VIDA, como ser feliz.

E não consegue sair do lugar, pode ser falta de atitude ou de conhecimento.

A sabedoria lhe trará melhores resultados em sua vida.

Mantenha uma mente inabalável, vibrações positivas e nada vai tira você do caminho de seu sonho,

Você está apenas a uma atitude de seu sucesso, decida ser feliz.

O Ciclo das Respostas é um guia espetacular e oferece a VOCÊ todo o conhecimento.

 Vai tomar a atitude de mudar a sua VIDA?

 

😉 Clique aqui e Saiba mais!

Summary
LAOZI Lao Zi - Fundador do Taoismo
Article Name
Lao Zi - Fundador do Taoismo
Description
Lao Zi (c. 571-470 a.C.) é considerado um santo na China e conhecido como um grande filósofo e fundador da Escola Tao, o caminho do Tao (também chamado Dao).
Author
Publisher Name
O Ciclo das Respostas
Publisher Logo